Como funciona o outsourcing?

Outsourcing é a contratação de uma empresa especializada em determinada área para auxiliar a companhia na realização de processos operacionais

Ao contrário do que as pessoas pensam e encontram por aí, outsourcing e terceirização não são a mesma coisa. Ambas atuam com um serviço parecido, porém os objetivos são diferentes. Mas então, como funciona o outsourcing? Calma que a gente já explica. O que você precisa saber de imediato é que outsourcing é um recurso de gestão.

Agora que sabe o básico, vamos entender como funciona o outsourcing. Esse serviço nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada em determinado assunto para auxiliar a companhia na realização de seus processos operacionais, ou seja, é uma mão de obra externa que colabora com os resultados de uma empresa a partir de melhorias de performance. Uma atividade que pode se encaixar aqui são as assessorias contábeis. 

Entendendo como funciona o outsourcing

Outsourcing funciona da seguinte maneira: uma empresa contrata o serviço de outra para suprir uma necessidade em determinado setor da organização ou apenas para conseguir aumentar sua produtividade. Entretanto, a equipe que assume a área é terceirizada e continua não sendo contratada pela empresa.

Veja na prática como funciona o outsourcing: Vamos supor que um escritório contábil queira expandir seu quadro de funcionários para otimizar os seus processos internos. Para isso, ele precisa encontrar um profissional com conhecimento na área em que deseja melhorar sua atuação. Em vez de buscar no mercado, ele procura uma empresa especializada no assunto, que conta com pessoas que atuam naquela área. Dessa forma, ele consegue ter uma pessoa com experiência na equipe e chegar ao resultado desejado.  

As vantagens do outsourcing 

Adotar o outsourcing tem várias vantagens. Algumas delas são: 

  • Melhor performance – Ao contar com um profissional especializado em determinada área, você consegue ter melhores resultados e insights. 
  • Mais flexibilidade – Com uma estrutura organizada e bem definida, fica mais fácil se adaptar às mudanças que ocorrem. 
  • Pensamento estratégico – Com outsourcing os gestores conseguem se concentrar melhor nos planejamentos de estratégia. 
  • Menos riscos trabalhistas – O colaborador em outsourcing não tem nenhum vínculo empregatício com a empresa, tudo está ligado ao fornecedor. 

Outsourcing x Terceirização

Para não haver mais dúvida, vai aqui uma explicação sobre a diferença entre outsourcing e terceirização. Ambos estão associados à prestação de serviços específicos para determinada empresa, entretanto, os dois têm objetivos bem diferentes. 

Enquanto o outsourcing pode ser denominado como uma parceria estratégica, a terceirização vai por outro caminho. No outsourcing, a meta é trazer benefícios diretos, já a terceirização está mais ligada ao setor de serviços e atividades de apoio, como segurança, limpeza, bombeiro, entre outras.