Uma área que merece atenção devido ao espaço que vem ganhando no mercado de trabalho, principalmente nas pequenas e médias empresas, é a contabilidade gerencial. Mas o que você sabe sobre essa área e sua importância? Aqui, vamos falar tudo sobre contabilidade gerencial, desde sua explicação até o profissional responsável por essa função.
Entender sobre contabilidade gerencial, mesmo que seja apenas o básico, é uma forma de fazer com que sua empresa consiga ter uma melhor organização financeira. Além disso, a prática gera mais insights para alavancar o negócio, e permite analisar toda a história da empresa, desde sua criação até hoje para, dessa forma, identificar o que pode continuar sendo trabalhado, o que não deu certo e os pontos positivos.
Confira tudo sobre contabilidade gerencial
Podemos definir contabilidade gerencial como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis voltado para o usuário interno, pois os profissionais dessa área vão alimentar planilhas e relatórios, entre outras ferramentas que fornecem dados e, por meio deles fica mais fácil cumprir metas e objetivos da empresa, além de auxiliar na tomada de decisão por parte dos gestores.
Entretanto, isso não é tudo que compõe contabilidade gerencial, existem outras atividades. Uma delas, por exemplo, é o fornecimento do demonstrativo da situação financeira e patrimonial da empresa. Dessa forma, é possível:
- Elaborar orçamento;
- Delimitar o ponto de equilíbrio;
- Mix de produtos;
- Definir preço de produtos e serviços.
Estratégia interna
Profissionais que atuam na contabilidade gerencial têm como função analisar e mensurar as informações, fazendo com que seja possível ter um controle maior sobre os recursos empresariais. É por essa razão que o processo geralmente é direcionado para usuários internos da empresa, e não necessariamente apenas aos gestores e administradores da empresa.
Contudo, os externos também podem ter acesso às informações, criando assim, dois grupos, o de usuários internos e o de externos.
Usuários internos
São os proprietários, gestores, administradores e funcionários de uma organização. Profissionais que possuem acesso aos dados e, com eles, podem tomar decisões importantes para o desenvolvimento da empresa.
Usuários externos
Pessoas que não fazem parte do quadro societário ou colaborativo da empresa. Entretanto, possuem interesse nos demonstrativos. Exemplo: bancos, fornecedores, investidores e outros.