Você sabe o que são fintechs? Startups (empresas relativamente novas), fazendo a junção das palavras em inglês Financial e Technology, ou seja, finanças e tecnologia. Isso na forma de bancos digitais, sem agências físicas, mas prometendo então trazer a praticidade e acessibilidade que os bancos tradicionais não ofereciam, com taxas e juros menores ou inexistentes.
Além disso, as fintechs tornaram possível a realização de serviços que antes eram realizados apenas pessoalmente em agências bancárias tradicionais, como por exemplo, a solicitação de empréstimos e a contratação de serviços específicos, que nessas instituições são realizados de forma 100% online.
Mas isso não significa que apesar de todas as vantagens e praticidades, os bancos tradicionais estejam perdendo seu espaço no mercado, já que muitos donos de contas em fintechs também possuem contas abertas em brancos tradicionais, e tem suas inseguranças em transações e operações 100% digitais. Fora os consumidores mais conservadores que ainda não conseguem abrir uma conta em um banco sem agência física.
O mais provável é que todos eles ainda continuem coexistindo por muitos anos antes que o sistema financeiro mude de vez. E enquanto isso, quem ganha é o consumidor, que tem mais opções de escolha.