O que é faturamento?

Se você empreende ou mesmo se é funcionário de uma empresa, já deve ter ouvido falar em faturamento. Essa palavra indica qual o porte e que tributos o seu negócio deve pagar. Antes de iniciar um empreendimento, é necessário planificar os indicadores que levarão ao faturamento e, consequentemente, ao lucro. É essencial que se entenda as diferenças para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Afinal de contas, o que é faturamento? Trata-se da soma de todas as vendas efetuadas por um negócio, através de produtos ou serviços prestados em um determinado período. Ou seja, todo o dinheiro que entra no caixa da empresa. Normalmente, é calculado mensalmente.

Porém, é preciso associar o faturamento a outros indicadores como, por exemplo, o controle dos tributos que a sua empresa paga ao governo. Isso pode variar de acordo com as atividades de cada negócio. Outro ponto relevante para compreender mais sobre o tema é a distinção entre faturamento bruto e líquido.

Faturamento bruto x líquido

O faturamento bruto é o valor que sua empresa ganha por meio de vendas e prestação de serviços. É preciso lembrar que, caso o cliente faça uma compra parcelada, ou quando o pagamento é recorrente, o faturamento bruto considera o valor total em seu cálculo. Outra questão fundamental é a diferenciação de faturamento bruto e receita, que considera apenas os valores recebidos. 

Para calcular o faturamento bruto basta multiplicar o número de itens comercializados ou serviços prestados pelo valor correspondente. Portando esse cálculo você pode escolher entre faturamento mensal ou anual. O mais indicado é que se faça esse controle mensalmente. 

Já o faturamento líquido se diferencia do bruto quando faz a dedução dos impostos e projeta o valor do caixa com os cancelamentos de contratos, vendas e devoluções. Neste caso, para chegar ao indicador é necessário ter conhecimento sobre os tributos que incidem sobre as atividades executadas pela empresa, como Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Subtrair as deduções de vendas e impostos incidentes sobre cada operação é a maneira de calcular o faturamento líquido. Os especialistas indicam que se faça o monitoramento mensal e que ao final do ano se some o montante.

Portando essas informações, é possível organizar a rotina contábil da sua empresa. A contratação de uma empresa especializada pode auxiliar com essa organização, ao mesmo tempo em que deixa o empreendedor livre para cuidar de outros pontos do negócio. E ainda evita surpresas desagradáveis, como o pagamento de multas ou valores que não estavam previstos.