Como fazer os processos de gestão fiscal e tributária?

Na rotina de uma empresa, os impostos são essenciais, seu pagamento garante que as leis sejam cumpridas. Com as obrigações em dia, a organização consegue avançar e pensar no que realmente deve ser o seu foco que é o crescimento. Preparamos este conteúdo para auxiliar a entender o que são as gestões fiscal e tributária, como elas são fundamentais para planejar os custos e garantir a transparência e, ao mesmo tempo, reduzir a carga tributária da sua organização.

Atualmente, temos à disposição inúmeras técnicas para gerenciar e se programar para o pagamento dos impostos, chamada também de “temporada dos impostos”. Para isso, é necessário ficar atento para pagar os valores corretos, otimizar as deduções e reduzir qualquer carga tributária do período. Uma dica é mapear todos os compromissos fiscais e criar uma agenda com lembretes dos pagamentos. Nesse sentido, é preciso diferenciar gestão fiscal de gestão tributária. 

Enquanto a gestão fiscal está ligada com as medidas preventivas que visam a garantia da legislação tributária, a gestão tributária diz respeito à toda a rotina de uma organização. Afinal, ela gera os mais diversos tipos de impacto, pois os encargos estão diretamente ligados desde o processo de fabricação até à venda de um produto. É importante explicar que a gestão fiscal tem dois grupos distintos: primeiro, temos as obrigações principais, que se referem aos tributos, como taxas, impostos e contribuições que permitem ao negócio atuar de forma legal. Já as obrigações secundárias são aquelas que transmitem os documentos fiscais, registros e declarações para a Receita Federal. 

Listamos abaixo os principais pontos que são evitados com uma boa gestão tributária:

– Recolhimentos indevidos;

– Carga tributária maior que a exigida pelo Fisco;

– Multas por atraso na entrega de declarações;

– Atrasos na entrega de obrigações fiscais;

– Auto de Infração e imposição de multa por irregularidades em operações tributárias (AIIM).

Cabe salientar que o mais recomendado é que um profissional da área e com experiência no assunto assuma essa tarefa. Essa contratação, inclusive, auxiliará a empresa a não ter surpresas futuras e pagamentos indevidos. 

O mais importante é que as empresas devem ter sempre em vista a gestão fiscal e a tributária para organizar a rotina financeira. A isenção de ICMS na exportação de mercadorias, a isenção de PIS e de COFINS são alguns dos principais pontos que devem estar no radar dos gestores.