Sociedade simples: o que é e como abrir

Uma sociedade simples é formada por dois ou mais especialistas que se unem para a prestação de serviços. Ela é nomeada como simples pelo fato de os membros participantes não entrarem com investimento, apenas trabalho intelectual e conhecimento adquirido individualmente em suas respectivas formações.

Uma das grandes vantagens desse tipo societário é o exercício das atividades profissionais sem o caráter empresarial. No entanto, ao optar por essa natureza, empreendedores também abrem mão de alguns benefícios, como a possibilidade de abrir falência, por exemplo.

Abaixo, descrevemos os principais passos para a abertura de uma sociedade simples:

  • Definir, criar e registrar um contrato social em um cartório, através do RCPJ (Registro Civil de Pessoas Jurídicas), a ser realizado pelos sócios;  
  • Após a emissão do DBE (Documento Básico de entrada), que deve ser assinado pelo representante nomeado e entregue à Receita Federal, será gerado o CNPJ; 
  • Solicitar, caso aplicável, os alvarás necessários para o funcionamento, junto à Prefeitura, e as licenças municipais. 

Após a apresentação da sociedade simples é preciso avaliar os objetivos do seu negócio junto com um especialista para evitar eventuais problemas. Para isso, entre em contato com a gente, nós podemos te ajudar!