Cobrança é sempre um assunto delicado; afinal, ninguém gosta de ser cobrado, e o cobrador também é colocado na difícil de entregar a “mensagem”. Por isso, separamos algumas etapas para simplificar esse processo sem causar maiores transtornos. São elas:
- Abordar o cliente da maneira certa: deve-se iniciar a conversa naturalmente, procurando entender a situação do devedor, para encontrar a melhor maneira de solucionar a dívida, o que nos leva ao próximo passo;
- Apresentar opções para a quitação da dívida: oferecer uma nova negociação do débito é uma ótima maneira de beneficiar o seu cliente e ainda receber o valor para o caixa de sua empresa. É crucial que essa negociação beneficie os envolvidos por igual;
- Demonstrar preocupação com os interesses de seu cliente: é importante apresentar os potenciais riscos do não-pagamento da dívida, como o de ser levada ao poder judiciário, negativando seu nome e o prejudicando em transações futuras. Assim como o benefício do pagamento simplificado por meio de automação e pequenas parcelas negociadas;
- Finalização do atendimento: por fim, estabeleça um relacionamento com o cliente, entregando a ele opções de notificações mensais para esse pagamento, caso ele não tenha optado pela opção de automação. E ofereça um novo crédito ao fim da quitação, reafirmando essa relação entre você e o consumidor.
Todas essas etapas são acompanhadas de cordialidade, educação e empatia com a situação, afinal, o atendimento faz toda a diferença em situações como essa. Tanto no momento de estabelecer um relacionamento, quanto no objetivo principal da comunicação que no caso é a cobrança.