Se você tem uma empresa, já deve ter ouvido falar em benefícios fiscais. Até porque o Brasil tem uma das maiores cargas fiscais e tributárias do mundo. Eles são ferramentas que, quando bem utilizadas, trazem muitos ganhos para o negócio. Tornar a companhia mais competitiva e ter maior lucratividade são os principais pontos que os gestores, principalmente os que atuam no comércio de mercadorias, buscam com os benefícios fiscais. Sabendo quais são e como usá-los há uma maior possibilidade de reduzir os custos envolvidos na operação do seu negócio ou até mesmo tornar o preço mais atrativo, o que pode trazer mais clientes.
O que são incentivos fiscais?
São ofertas dadas pelo fisco, que estão diretamente ligadas ao cálculo e recolhimento de impostos. Com isso, a companhia consegue diminuir a carga tributária de seus contribuintes. Essa é uma maneira de incentivar a economia e os setores que impulsionam atividades econômicas e atraem empregos. Por exemplo, é comum que os governos concedem benefícios fiscais para grandes empresas se instalarem em determinadas regiões do país.
Uma iniciativa que podemos destacar foi o Regime Especial de Tributação, Incorporações Imobiliárias e PMCMV (RET) que trouxe uma redução de impostos para empresas do segmento da construção civil. Esse projeto trouxe muitas vagas de emprego e ao mesmo tempo injetou dinheiro que circulou através da compra de imóveis.
Saiba como os benefícios fiscais ajudam a sua empresa
Primeiro, precisamos entender que os benefícios fiscais não são a única forma de isentar impostos. Existem algumas possibilidades de diminuir as taxas de pagamento. Com isso, a empresa consegue reduzir a carga tributária e ganha fôlego no seu caixa, e o dinheiro que seria para impostos pode ser revertido em investimentos no negócio, que agrega à economia e gera empregos ao mesmo tempo.
Percebe-se que quando ocorre a redução ou isenção de impostos para as empresas não é somente ela que ganha, mas sim toda a sociedade, pois o valor é revertido de forma que a tornar a sociedade mais equilibrada por meio dos trabalhos gerados, e a companhia com o ganho na sua sustentabilidade.
Como se beneficiar dos incentivos fiscais
Para ser beneficiado, é preciso saber quais incentivos fiscais existem e quais deles você pode usar em sua empresa. Depois disso, é necessário verificar a documentação para aderir a cada uma das possibilidades e realizar a vinculação junto aos órgãos que concedem tais incentivos. Da mesma forma, é fundamental entender todas as orientações que constam nas normas, assim se evita problemas quanto ao não cumprimento, tanto das obrigações como da apuração indevida de impostos.
Resumindo, os benefícios fiscais são ótimos aliados das empresas e da sociedade, mas para saber quais são e como usufruir deles, é preciso estar ciente das normas jurídicas, documentos e órgãos para solicitar cada um. Para isso, sabemos que ter o apoio de um profissional da área contábil é essencial para ter as orientações corretas e a expertise necessária para conduzir o processo.