
Você já ouviu falar de holding patrimonial? Esse modelo de gestão, formado pelos bens imóveis dos sócios de um negócio, traz uma série de vantagens, como redução de impostos e um planejamento mais eficiente. Ficou curioso e quer saber detalhes de uma holding patrimonial? Acompanhe a seguir!
O que é Holding Patrimonial?
Holding patrimonial é uma empresa com o objetivo de administrar e proteger o patrimônio (bens imóveis) dos sócios de um negócio. Esse modelo de gestão iniciou no Brasil em 1976, com a Lei das Sociedades por Ações n° 6.404, Art. 2, § 3°, que diz: “A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades; ainda que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais.”
Desse modo, uma holding patrimonial pode ser composta por ações, imóveis, títulos, patentes e diversos outros bens que pertençam a esses negócios ou aos seus sócios, enquanto pessoas físicas. Ou seja, por meio da integralização de Capital Social, esses imóveis deixam de ser de pessoas físicas e passam a pertencer a uma pessoa jurídica.
Entenda os modelos existentes de holding patrimonial
- holding pura: neste modelo de holding é permitido exercer somente a participação e o controle em outras empresas;
- holding mista: somada à atividade de holding, também exerce atividades como comércio e prestação de serviços;
- holding de participação: conta com participação societária, porém não tem controle de outra empresa;
- holding de controle: tem como direito a participação e cotas suficientes para conquistar o controle societário do negócio.
Quais os benefícios da holding patrimonial?
Como mencionamos acima, o holding patrimonial facilita a gestão de imóveis dos sócios de um negócio. Além disso, gera outras vantagens, como a redução de impostos e um planejamento sucessório eficiente. Confira a seguir:
- Redução de impostos
Quando se opta pela criação de uma holding patrimonial, a receita gerada pela administração jurídica de imóveis gera impostos reduzidos em relação à receita gerada para pessoas físicas. Ou seja, consiste em um processo de elisão fiscal, estratégia com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa prevista na legislação, que visa reduzir a carga tributária de uma empresa.
Essa tributação pode ser feita tanto no Lucro Real como no Lucro Presumido. Assim, é possível que o lucro se torne maior, de forma que os dividendos distribuídos (partes do lucro de uma empresa) sejam maiores. Os dividendos distribuídos estão isentos de Imposto de Renda.
- Planejamento sucessório eficiente
Com a holding patrimonial é possível administrar de forma mais eficiente e segura o patrimônio dos sócios, além de determinar previamente a transferência de bens e de cotas, ou até mesmo a divisão desses bens, caso o sócio ou dono da empresa venha a falecer.
Como abrir uma holding?
Agora que você já sabe o que é uma holding patrimonial e suas vantagens, vamos explicar como abrir uma no Brasil. O caminho é o mesmo da abertura de qualquer outro modelo de empresa e a diferença está quanto ao tipo de sociedade empresarial. No caso de uma holding, ela pode ser Sociedade Anônima ou Sociedade Limitada. Na holding não é permitido optar pelo Simples Nacional, já que este não abrange atividades ligadas à compra e venda de imóveis – o que não permite a administração desses bens.
Com tantos detalhes para serem analisados a fim de identificar se a holding é vantajosa para o seu tipo de negócio, é indicado contar com o suporte de profissionais especializados. Se você quer saber mais sobre holding patrimonial ou deseja abrir uma, entre em contato conosco!