Gestão financeira: entenda a importância dela no crescimento do seu negócio

Contar com um planejamento estratégico financeiro é fundamental para a saúde e otimização dos resultados de uma empresa. Por isso, preparamos este artigo: para te ajudar a entender melhor a importância da gestão financeira e a maximizar o lucro da sua empresa.

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é um conjunto de ações administrativas que permitem analisar, controlar e planejar de forma eficiente todas as atividades financeiras de uma organização. Ou seja: é o controle dos bens, fluxo de caixa, das contas a receber e a pagar, capital de giro e investimentos, visando simplificar e otimizar os processos financeiros dentro de uma empresa. 

Importância da gestão financeira para uma empresa

Uma gestão financeira estruturada e organizada é essencial para o desenvolvimento de estratégias que visam o crescimento de um negócio. Entre os pontos mais importantes de uma gestão financeira bem feita destacam-se: acompanhamento do fluxo de caixa, controle dos pagamentos e cobranças, além de outras ações como: controlar as notas fiscais, monitorar os estoques e uma correta destinação dos recursos, controle periódico dos resultados, o que possibilita reduzir gastos desnecessários, investir em novas estratégias e se preparar para possíveis imprevistos ou dificuldades. 

Saiba na prática como otimizar as finanças da sua empresa

Entendemos que quanto mais ativa for a gestão financeira, maiores serão os resultados alcançados pela organização. Mas na prática, você sabe como melhorar essa gestão no seu negócio? As dicas podem variar de acordo com o perfil e ramo de atuação de uma empresa, porém algumas estratégias podem ser utilizadas em qualquer modelo de negócio.Continue a leitura para saber. 

  1. Crie um planejamento estratégico: o primeiro passo é analisar a real necessidade do negócio e identificar quais atividades são mais importantes. Assim será possível definir os objetivos e metas adequadas ao modelo de negócio; 
  1. Utilize um software de gestão: ferramenta especializada que integra todos os setores da empresa e permite automatizar as tarefas, conhecer e controlar as entradas e saídas de recursos financeiros, emitir relatórios e dados sobre organização, otimizando o tempo e levantando informações precisas a  todos os departamentos.
  1. Monitore os resultados regularmente: análise contínua dos resultados para saber o que funcionou ou não com tomada de novas decisões, caso seja necessário, visando o crescimento futuro do negócio.  

A Leymar pode ajudar na gestão financeira do seu negócio

Como você pôde entender ao longo deste artigo, uma gestão ativa é uma etapa importante no desenvolvimento e crescimento de qualquer negócio. Para elaborar um planejamento alinhado às reais necessidades do negócio a curto e longo prazos, a melhor opção é buscar um profissional qualificado e especializado em gestão financeira. Se você deseja colocar em prática as nossas dicas e não sabe por onde começar, entre em contato com nossos especialistas. Teremos prazer em atendê-lo.