Você já ouviu falar de Sociedade Simples? Ele é constituído por profissionais liberais ou intelectuais que realizam atividades em sociedade com pessoas da mesma área de atuação. Para entender melhor o que é e suas características, continue a leitura.
Entenda o que é Sociedade Simples?
A Sociedade Simples é estabelecida pelo Código Civil de 2002, que a define como um tipo societário sem vínculo empresarial. Ela é uma associação formada entre dois ou mais profissionais da mesma área de formação, como arquitetos, advogados, contadores, médicos e psicólogos. Ou seja, que prestam serviços com natureza intelectual ou científica.
Classificação das Sociedades Simples
1. Pura – não é exigido uma sociedade específica e os sócios atuam diretamente na atividade da associação. Outro detalhe é o financiamento da associação que vem do patrimônio pessoal dos sócios. Isto é, cada um deles é responsável pela prestação dos seus serviços e dívidas, caso sejam contraídas.
2- Impura – os sócios adotam um dos modelos societários das sociedades empresariais, como a sociedade limitada, e seguem as suas regras. Um exemplo é uma clínica médica.
3- Limitada – aqui o investimento acontece por meio do capital social da instituição e cada sócio tem a responsabilidade pelas dívidas de acordo com a sua quota na sociedade, o que também serve em caso de dívidas contraídas. Logo, não afeta o patrimônio pessoal dos sócios.
Deseja abrir uma Sociedade Simples? A Leymar pode te ajudar
Compreendemos que o modelo de sociedade precisa atender a realidade do seu negócio. Por isso, contar com a orientação de um profissional qualificado para avaliar e ajudar na decisão de forma assertiva, evitando prejuízos futuros no seu negócio, é sempre a solução. A Leymar atende empresas de todas as partes do país, oferecendo o apoio e a consultoria que você precisa para escolher o modelo de sociedade e melhorar a gestão do seu negócio. Entre em contato com a gente!