Você sabe a diferença entre renda fixa e renda variável? Entender o conceito dessas duas modalidades e qual o melhor tipo de investimento, é uma das dúvidas mais comuns entre os investidores. Para auxiliar quem está dando os primeiros passos nos investimentos, preparamos este artigo explicando as dúvidas mais comuns. Continue a leitura!
O que é renda fixa?
A renda fixa é a aplicação que possibilita uma previsibilidade dos ganhos já que a taxa de juros que incide sobre o valor é fixa. Além disso, a sua rentabilidade é de acordo com a Taxa Selic e com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA – indicadores predeterminados.
Vale explicar que em um investimento, você empresta dinheiro para uma instituição financeira ou banco, e ele devolve esse valor com juros para o montante aplicado até a data prevista.
Saiba os tipos de renda fixa
– Títulos públicos: são emitidos pelo Tesouro Nacional visando captar recursos. O valor deste tipo de investimento pode ser usado para financiar a dívida pública, projetos ou até mesmo investimentos governamentais como, por exemplo: saúde e educação. Além disso, é necessário escolher uma corretora, abrir uma conta ou investir diretamente por meio da plataforma do Tesouro Nacional.
– Títulos privados: emitidos por bancos ou empresas privadas, onde o investidor também é ressarcido com os rendimentos dos juros. Além disso, os títulos privados podem ser de dois tipos: títulos bancários ou corporativos.
Os títulos bancários de renda fixa são emitidos pelos bancos, e são conhecidos como: Certificado de Depósito Bancário (CDB); Letra de Crédito Imobiliário (LCI); Letra de Crédito do Agronegócio (LCA); Recibo de Depósito Bancário (RDB); e Letra Imobiliária Garantida (LIG).
Já os títulos corporativos de renda fixa são os documentos emitidos por empresas privadas e têm prazos mais longos de investimentos. Eles são usados para as empresas investirem para financiarem seus projetos, por isso trazem maior retorno.
O que é renda variável?
A renda variável é caracterizada pelos rendimentos imprevisíveis. Ou seja, você não sabe o valor que receberá ou se perderá dinheiro com o investimento, pois os preços dependem da lei da oferta e da demanda.
Existem mais de dez tipos de renda variável, como ações, fundos de ações, fundo de renda variável, derivativos, câmbio, commodities, fundos imobiliários e Exchange Traded Fund, ETF.
Afinal, como começar a investir?
Se você pretende investir é importante compreender detalhadamente sobre o assunto. Além disso, não é necessário muito dinheiro para investir no mercado financeiro, porém um montante maior faz esses recursos renderem o máximo. Por isso, orientamos buscar ajuda de um profissional com expertise em aplicações financeiras para evitar erros ou prejuízos por falta de informação.