Frequentemente vemos notícias falando de holding. Mas você sabe o que é uma holding patrimonial? Esse modelo de gestão é formado pelos bens imóveis dos sócios de uma empresa e pode trazer diversos benefícios para seu negócio. Ficou curioso para entender todos os detalhes e características de uma holding patrimonial? Fique tranquilo que você já vai entender melhor.
O que é Holding Patrimonial?
Holding patrimonial é uma empresa que administra e protege o patrimônio e bens imóveis dos sócios de um negócio. Ela pode ser composta por ações, imóveis, títulos, patentes e diversos outros bens que pertençam a esses negócios ou aos seus sócios, enquanto pessoas físicas. Por meio da integralização de Capital Social, esses imóveis deixam de ser de pessoas físicas e passam a pertencer a uma pessoa jurídica.
Quais os tipos de holding patrimonial?
Agora que você sabe o significado e como é formada uma holding patrimonial, é importante entender quais são os principais tipos de holdings existentes. Vamos lá?
- Pura: neste modelo de holding é permitido exercer somente a participação e o controle em outras empresas;
- Mista: somada à atividade de holding, também exerce atividades como comércio e prestação de serviços;
- Participação: conta com participação societária, porém não tem controle de outra empresa;
- Controle: tem como direito a participação e cotas suficientes para conquistar o controle societário do negócio.
Entenda os principais benefícios da holding patrimonial
Como você pôde observar, existem alguns modelos de holding patrimonial. Elas facilitam a gestão de imóveis dos sócios de um negócio, mas não é só isso. Uma holding contribui para:
- redução de impostos: com a criação de uma holding patrimonial, a receita gerada pela administração jurídica de imóveis gera impostos reduzidos em relação à receita gerada para pessoas físicas. Trata-se de um processo de elisão fiscal, estratégia com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa prevista na legislação visando reduzir a carga tributária de uma empresa. Vale informar que essa tributação pode ser feita tanto no Lucro Real como no Lucro Presumido.
- planejamento eficiente: uma vez que permite administrar de forma mais eficiente e segura o patrimônio dos sócios, além de determinar previamente a transferência de bens e de cotas ou até mesmo a divisão desses bens, caso o sócio ou dono da empresa venha a falecer.
Veja como abrir uma holding
Para abrir uma holding no Brasil é preciso seguir o mesmo caminho da abertura de qualquer outro modelo de negócio. No entanto, a diferença está quanto ao tipo de sociedade empresarial, quando ela pode ser uma holding por Sociedade Anônima ou Sociedade Limitada.
Na holding não é permitido optar pelo Simples Nacional, já que este não abrange atividades ligadas à compra e venda de imóveis – o que não permite a administração desses bens.
Assim como avaliar detalhes a serem analisados a fim de identificar se a holding patrimonial é vantajosa para o seu modelo de negócio, é importante contar com o suporte de profissionais experientes no assunto. A Leymar está pronta para te ajudar. Se você ficou com alguma dúvida, fale com um dos nossos especialistas.
Até breve! 😄